NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Administração Há 90 dia(s)

Consulta pública para elaboração do PPA — Plano Plurianual

O Governo Municipal de Bela Cruz, através da Secretaria de Administração e F [...]

#Município Há 107 dia(s)

Retomada da entrega do Leite, referente ao Programa PAA Leite.

O Governo Municipal de Bela Cruz, através da Secretaria de Agronegócios, anu [...]

#Infraestrutura Há 138 dia(s)

Substituição das lâmpadas fluorescentes pelas lâmpadas LED,

O Governo Municipal de Bela Cruz, por meio da Secretaria de Infraestrutura, [...]

#Saúde Há 145 dia(s)

Chegou a vez dos profissionais da Educação!

O Governo Municipal de Bela Cruz, através da Secretaria da Educação e Saúde, [...]

#Saúde Há 145 dia(s)

Vacinação da 1° dose contra a Covid-19 - Profissionais da Educação.

Governo Municipal de Bela Cruz, através da Secretaria de Saúde, comunica que [...]

#Administração Há 146 dia(s)

Prefeito Netim Morais, esteve com o Governador, Camilo Santana e o Deputado Estadual, Sérgio Aguiar.

Terça-feira, 25/05, o Prefeito Netim Morais, esteve com o Governador, Camilo [...]

#belacruz Há 321 dia(s)

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro. Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, esta data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionado

#belacruz Há 1 ano(s)

Dia Mundial do Doador de Sangue

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito

INSTITUCIONAL

PREFEITO(A): JOSE OTACILIO DE MORAIS NETO

CNPJ: 07.566.045/0001-77

CONTATOS

(88) 3663-1150

gabinete@belacruz.ce.gov.br

ENDEREÇO E HORÁRIO

RUA 7 DE SETEMBRO, Nº 34 CENTRO, CEP: 62570-000

SEGUNDA À SEXTA-FEIRA - 8H ÀS 12H

© 2021 Assesi. Todos os Direitos Reservados.